https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

sábado, 6 de dezembro de 2008

II Festival da Juventude Paulista



O II Festival da Juventude Paulista movimentou a cidade de São Paulo nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. Foram três dias em que a promoção da cultura e a valorização juvenil falaram mais forte.
O evento foi aberto a todos os interessados em debater e discutir sobre a juventude e conhecer de perto diversas experiências culturais que mostram o talento e a criatividade de jovens artistas.Durante os dias, foram realizadas mesas redondas, lançamento de livro e visitas de intercâmbio para Centros de Referência da Juventude, na capital e região metropolitana. Estas atividades aconteceram na Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.Na parte da noite, a música, a dança, a poesia e tantas outras expressões contagiaram o público presente no Memorial da América Latina, que conferiram apresentações e intervenções culturais promovidas por grupos juvenis paulistas.

A Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo de Praia Grande, ASSERECO, foi homenageada, tendo o reconhecimento pelo importante trabalho de inclusão social na sua cidade e região, foram mostrados vídeos da agenda 21 e campeonatos de skate, na qual ASSERECO organiza. Também ganhamos um espaço no livro da Juventude lançado no evento.O II Festival da Juventude Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Programas para a Juventude, órgão ligado à Secretaria de Relações Institucionais. São parceiros deste evento a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.



Gestores dão seus enfoques sobre o Festival
Gestores de todo Estado de São Paulo concederam entrevistas para a TV Juventude, na tarde do dia 3 de dezembro, no Memorial da América Latina.
O gestor, Jefferson Valadares de Sorocaba acredita que o Festival tenha sido uma excelente oportunidade para fortalecer a ponte entre o poder público e a sociedade civil e que representou um importante intercâmbio de informações entre os municípios.
Isso é unanimidade. Carlos Adolfo Álvares, presidente do Conselho de Itápolis ressalta a importância da proposta do Festival para criar políticas adequadas à juventude evitando desta forma a evasão de jovens das cidades do interior para os grandes centros. Álvares, trabalha com jovens desde os 15 anos e diz que agora de fato o Estado conta com uma política adequada para atender aos jovens. Sugere ainda que estes eventos sejam pulverizados.
A vertente de abertura de novos contatos também foi um fator bastante comentado entre os jovens, assim como a possibilidade de estreitar relacionamento com a Coordenadoria da Juventude do Estado de São Paulo, o que para eles é fundamental para nortear suas ações.
Essa satisfação reflete-se por exemplo na fala de Rodrigo Clemente, presidente do Conselho da Juventude de Sertãozinho, cidade próxima à Ribeirão Preto, que considerou o encontro melhor impossível para conhecer as diferentes realidades regionais.
Já participantes com idades variando entre 13 e 17 anos reafirmaram que tiveram uma oportunidade maravilhosa de conhecer mais de perto ações diferentes e criativas de jovens como eles, fazer novas amizades e terem a possibilidade de estarem mais perto da cultura.
Do bairro Cidade Tiradentes (zona leste) participou um grupo de garotos do funk, que tem usado este instrumento para cantarem a realidade das "quebradas". Estudando durante a semana, cerca de 35 jovens fazem shows aos finais de semana. Sem patrocínio são "bancados" pelas mães e pela representante do conselho tutelar local e já gravaram dois CDs.
Bons exemplos a seguir. Vamos para frente. O caminho é esse. É jovem próximo da cultura.
AC_FL_RunContent( 'codebase','http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,28,0',
'width','724',
'height','445',
'src','../swf/respostas2',
'quality','high',
'bgcolor', '#CCCCCC',
'pluginspage','http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash',
'movie','./swf/respostas2?texto=01-dia-256k' ); //end AC code

Veja vídeos:

AberturaFestival da juventude 2008


Encontro de GestoresDebates sobre Juventude e Cultura


Marcelo CarlosOrganização Skate Solidário

Fonte: http://www.businesquare.com/festivaldajuventude/o-

Nenhum comentário: