https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ECONOMIA



Brilho naturalPara economizar energia elétrica, casas das Filipinas, na Ásia,estão usando garrafas cheias de água que refletem a luz solar
 
Já reparou que em algumas casas, mesmo de dia, é preciso acender as lâmpadas? Para resolver o problema sem gastar energia elétrica, uma organização das Filipinas está implantando algo muito simples em tetos de casas pelo país: garrafas plásticas cheias de água e água sanitaria (composto químico usado para limpeza). A ideia é que a água das garrafas reflita a luz solar, funcionando como lâmpada.
 


VEJA COMO AS GARRAFAS ILUMINAM AS CASAS
1 - Antes de colocar a garrafa no teto da casa, é preciso enchê-la com uma mistura de água comum e água sanitária. Assim, evita-se que fungos e outros micro organismos se desenvolvam na água parada.
2 - A garrafa plástica é encaixada em um furo no telhado. Então, durante o dia,
a luz solar passa pela garrafa e é refletida pela água para dentro da casa, na vertical e na horizontal, fazendo com que a iluminação se espalhe pelos quatro cantos.

3 - A luz gerada tem a intensidade de uma lâmpada fluorescente (aquela de luz branca, usada em cozinhas). Os pesquisadores esperam que cada garrafa se mantenha funcionando sem problemas por cerca de cinco anos.


VOCÊ SABIA QUE...
Nas últimas décadas, muita gente pelo mundo usou o método de garrafas cheias de água para iluminar casas? Até brasileiros já fizeram isso! Mas foi nas Filipinas que o projeto ganhou grandes proporções.


Fonte: Planeta Sustentável.

Nenhum comentário: