https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

sábado, 10 de agosto de 2013

PROJETO: “SER ECOLÓGICO É...”.



Na nossa formação e concepção de educação, pensar não somente em objetivos curriculares, mas de consciência, para formação de verdadeiros cidadãos, é vital, de suma importância, já que nos preocupamos com o tipo de sociedade que vem sendo construída. Tenhamos medo de nos tornar velha em um mundo onde não há altruísmo, solidariedade, preocupação com o ambiente e qualidade de vida.

Construir uma nova educação, passando pelas graves e urgentes questões ambientais é tarefa inadiável.

A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a mais tenra idade, a responsabilidade e respeito para com a natureza.

Esse é o papel da educação ambiental que, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais (solo, ar, água, flora e fauna), também deve estar focada na proposição de idéias e princípios que possibilitem a construção de um mundo sustentável.

A Lei Federal nº. 9.795, de 27 de abril de 1999, através de artigo 2° diz: "A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

“A Educação Ambiental oferece múltiplas oportunidades para propor projetos educacionais nos diferentes ciclos da escola fundamental que facilitem as práticas pedagógicas em questões de transversalidade e interdisciplinaridade, onde o tema meio ambiente é dos mais promissores à aplicação dessas práticas. As diferentes disciplinas do currículo escolar sempre veiculam alguma concepção de ambiente e, neste sentido, efetivam uma” certa “educação ambiental.” (PCN. TEMAS TRANSVERSAIS, 1998, p. 27).

OBJETIVOS:

 Desenvolver o respeito, a cooperação, o humanismo com atitudes do cotidiano;

 Enriquecer o currículo escolar com a exploração do tema transversal “educação ambiental e meio ambiente”;

 Transformar a boa conduta em serviço da natureza e da sociedade;

 Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

 Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;

 Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao maio ambiente;

 Possibilidade de desenvolver procedimentos e valores básicos para o exercício pleno da cidadania

 Desenvolver o zelo pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;

 Despertar o repúdio ao desperdício em suas diferentes formas;

 Apreciar os aspectos estéticos da natureza, incluindo os produtos da cultura humana;

 Participar de atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e comunidade local;

 Compreender o conceito de justiça e perceber a necessidade da construção de uma sociedade justa;

 Aplicar os conhecimentos adquiridos na escola para construir umas sociedades ambientalmente responsáveis, democráticas e solidárias;


CONTEÚDOS:

• Os ciclos da natureza;

• Sociedade e meio ambiente;

• Manejo e conservação ambiental;

• Conceito de Educação Ambiental;

• Ambientes: seres vivos, água, luz calor, solo e outros componentes que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;

• Comparação de ambientes diferentes, identificação de suas regularidades (componentes comuns) e suas particularidades (disponibilidades dos diferentes componentes, tipos de seres vivos, o modo e a intensidade da ocupação humana);

• Degradação ambiental (certos modos de interferência humana);

• Preservação e cuidados com a água

• Destino, reciclagem e outras preocupações com o lixo;

• A importância dos elementos da natureza e seu equilíbrio;

Maus-tratos a animais e posse responsável. FONTE Equipe Ong ASSERECO.

Nenhum comentário: