https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

domingo, 4 de outubro de 2009

Skate é Cultura!!


Desde que me conheço por gente, era quase que unânime na visão da sociedade, que ser skatista era sinônimo de alienado ou vagabundo, maconheiro, etc. Seres marginalizados numa sociedade capitalista e consumista que sempre nos cobrou resultados.
Eu, mais uma centena e hoje milhares de felizardos, tivemos a benção divina de sermos apresentados a um dos estilos mais maravilhosos de vida que um ser humano pode ter nesta breve passagem pelo planeta Terra. O skate!
Sim. Ser skatista é algo que só quem já foi ou é praticante deste estilo de vida, sabe dizer ao certo o que é fazer parte deste universo de cores, movimentos, sons e as mais intensas sensações de contato com a criação. Deslizar sobre as ondas, fazendo uma dança sobre a tabúa, é algo que transcende nosso intelecto!
Depois de mais de 15 anos trabalhando e andando de skate, posso dizer que sou uma pessoa muito mais culta do que se não tivesse seguido esta estrada da vida. Exatamente isto, estrada da vida!
Enquanto muitas vezes ficamos sentados nas carteiras escolares “aprendendo” a decorar regras de matemática, como a tabuada ou datas e acontecimentos políticos, sociais e econômicos da história do Brasil, estudos detalhados sobre a geografia e clima dos países, ou mesmo a grafia correta da língua portuguesa, entre tantas outras matérias do currículo escolar, o skate pode nos levar a um universo extremamente rico, culturalmente falando. Hoje o skate se profissionalizou como esporte, gerando carreiras promissoras dentro de um esporte, até então marginalizado e até influenciando a sociedade com um estilo de vida que remete à liberdade, usada em campanhas de grandes empresas nacionais e mundiais em suas estratégias de marketing.Sim, skate é cultura! Cultura aqui mesmo no nosso querido Brasil, desde os pampas gaúchos até as ondas da pororoca amazônica, ou no Peru, ou em qualquer outro país do mundo.
Para aqueles que não tinham ideia ou ainda não têm, o skate é uma grande escola da vida, na qual aprende-se e muito bem sobre matemática, matemática financeira, economia, administração, português, línguas estrangeiras, ciências, política, geografia, história, climatologia, ecologia, biologia, psicologia, marketing, etc.Ser skatista é, e deve ser, sinônimo de cultura sim! Alienados, maconheiros, drogados, malandros, vagabundos, oportunistas, falsos e mentirosos existem em qualquer área da sociedade.
A escolha é pessoal e de responsabilidade única de cada um. Se ser skatista é ser um ou outro tipo de pessoa, depende de onde nosso livre arbítrio nos levar!
Conheci e conheço muitos skatistas cultos e educados. Agradeço a Deus por todo livramento e ter usado o skate como uma verdadeira escola de vida.
Viva o skate, viva a vida!
Skate é cultura...

Claudio Ramos, Presidente da Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo de Praia Grande, ASSERECO.
Confira: skateboardspraiagrande.blogspot.com
Participe!!

Nenhum comentário: