https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Plataforma Ambiental para o Brasil



Lançada, pela SOS Mata Atlântica, a plataforma orienta os candidatos às próximas eleições sobre as principais questões ambientais do país e serve de parâmetro para que os eleitores comparem diferentes propostas





Thays Prado

Muitos dos atuais candidatos às eleições de outubro e futuros dirigentes do país desconhecem boa parte das questões ambientais que envolvem o Brasil e, mais ainda, suas possíveis soluções. Para suprir essa lacuna de informações, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou, hoje, em Brasília, aPlataforma Ambiental para o Brasil.

O documento se baseia não apenas na Constituição Federal, mas também na Agenda 21 e nos tratados ambientais internacionais assinados pelo país e tem cinco temas principais:
- Água e Saneamento – universalização do acesso;
- Incentivos Econômicos e Fiscais – a proprietários que preservem suas áreas de floresta;
- Biodiversidade e Florestas;
- Mudanças Climáticas e
- Institucional.

A intenção é que os candidatos que se identificarem com as ideias da plataforma as incorporem em seus planos de governo e em seus debates políticos e se posicionem sobre o cumprimento das promessas brasileiras feitas nos acordos internacionais – como a de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em, pelo menos, 36,1%.

Os eleitores, convidados pela campanha a apresentar o documento a seus candidatos, também saem ganhando com a plataforma, pois terão parâmetros para comparar as diversas propostas políticas e para cobrar atitudes dos políticos eleitos.

Também foi feita uma versão da Plataforma Ambiental específica para os Estados da Mata Atlântica, pelo fato de esse ser o bioma mais ameaçado do país.

O lançamento de plataformas ambientais com o objetivo de orientar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é uma constante no trabalho da SOS Mata Atlântica.

No dia 17 de agosto, o documento será apresentado na cidade de São Paulo e um hotsite entrará no ar em breve.
.

Nenhum comentário: