https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Empossada Comissão organizadora da Conferencia de Juventude de PG
Praia Grande será sede da Conferência Metropolitana de Juventude, em setembro
 
 

PG será sede da Conferência Metropolitana de Juventude, em setembro
O prefeito Roberto Francisco dos Santos empossou, na quinta-feira (4), a Comissão Organizadora da Conferência Municipal da Juventude, iniciando o processo de criação de conferências entre poder público e sociedade civil, que devem resultar em um pacote de propostas para políticas municipais que envolvam os jovens do Município. Na mesma ocasião, Roberto Francisco anunciou Praia Grande como cidade-sede da Conferência de Juventude da Região Metropolitana da Baixada Santista (24 e 25 de setembro): um esforço regional para a definição de políticas públicas direcionadas à juventude da região.

Para o prefeito Roberto Francisco, a criação de uma comissão municipal de juventude reafirma a vocação democrática da Administração Municipal, à medida que abre mais uma janela de comunicação entre o poder público e a sociedade. “Já temos comissões municipais responsáveis por algumas áreas importantes da administração pública, como a saúde, por exemplo, e é com muita alegria que dou o primeiro passo para a formação de uma Comissão de Juventude. A parcela da população de Praia Grande composta por jovens na faixa de 15 a 29 anos totaliza 26,6% de nossa população, e é extremamente importante que esses jovens tenham voz e possam fazer suas reivindicações”.

Formada por representante dos poderes Executivo e Legislativo e Sociedade Civil, a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude conta com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) José Carlos de Souza e o assistente de políticas públicas Edson Marcelo de Jesus, ambos representando o Poder Executivo Municipal. Representando o poder Legislativo, os vereadores Hugolino Alves Ribeiro e Esmeraldo Vicente dos Santos. A Sociedade Civil será representada por Adilson Oliveira da Costa, da Delegacia Regional de Ensino, Tainã Vieira Lima, da Faculdade Litoral Sul (FALS), Marcos Tadeu Rossi Paula, da Fundação Educacional Cultural de Praia Grande, George Macena de Assis, da Sociedade Melhoramentos do Bairro Jardim Anhanguera e Raphael Felipe Nunes, da Igreja Bola de Neve, e tem a missão de anunciar a agenda da Conferência Municipal de Juventude nos próximos dias.

Presente na cerimônia, o secretário da Sejel, José Carlos de Souza, alertou para a necessidade de os jovens se envolverem mais nos processos políticos do Município. “Estamos aqui hoje pedindo que esses jovens venham trazer suas propostas, e se mobilizem de forma organizada para construirmos um Município melhor para todos. Que essa comissão represente verdadeiramente nossos jovens, e faça política pública responsável e representativa, captando as necessidades dos jovens e trazendo propostas reais”.

Durante a cerimônia, a Comissão Organizadora recém-empossada recebeu o apoio de diversos setores da sociedade, como a Delegacia Regional de Ensino, que através de seu representante Adilson Oliveira da Costa colocou à disposição os grêmios estudantis das 24 Escolas Estaduais mantidas na região. Representando o setor religioso, o Padre Joseph Thomas, da paróquia Nossas Senhora das Graças e o pastor Wagner citaram o grande poder de alcance que as igrejas católicas e evangélicas tem entre o público jovem.

“Sabemos que 32% dos jovens que se mobilizam em grupos estão em associações religiosas, seguidos por grêmios estudantis e outros grupos de interesse comum. O que queremos é atingir todos esses setores, convidando esses jovens à discussão. Ao invés de convocá-los ao debate, iremos até eles. Outra ferramenta que pretendemos usar com intensidade é a internet, maior palco de debates para os jovens”, pontua o assistente técnico de Políticas Públicas para Juventude da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande, Edson Marcelo de Jesus Costa.

Juventude PG – Lançado na quinta-feira (4), o blog Juventude PG (www.juventudepg.blogspot.com) reúne informações e ferramentas necessárias à participação dos jovens de Praia Grande nos processos de conferência. Além de oferecer toda a documentação das conferências municipais, regionais e estaduais de juventude, o blog disponibiliza ainda diversos fóruns para a discussão de propostas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e outros, com acesso livre a qualquer visitante. Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário: