https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

quarta-feira, 6 de junho de 2012

História do Hip-Hop no Brasil





Hip-Hop é uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na criatividade. Um dos primeiros grupos seria, e se não o mais importante da cultura Hip-Hop, por criar a base para toda a cultura,
O DJing é o músico sem “instrumentos” ou o criador de sons para o RAP;
O B.Boying (a dança B.Boy, Poppin, Lockin e Up-rockin) representando a dança;
O MCing (com ou sem utilizar das técnicas de impr  oviso) representa o canto;
O Writing (escritores e/ou grafiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray.


O Hip-Hop não pode ser consumido, tem que ser vivido (não comprando roupas caras, mais sim melhorando suas habilidades em um ou mais elementos dia a dia). É um estilo de vida.... Uma ideologia...uma cultura a ser seguida...
A "consciência" ou a "informação" na minha opinião não pode ser considerada como elemento da cultura, pois isso já vem inserido às culturas do DJing, B.BOYing, MCing e Escritor/WRITing (Graffiteiros), ou seja aos elementos da cultura Hip-Hop, mais é válido para a nova geração, dizendo se fazer parte da cultura Hip-Hop sem ao menos conhecer os criadores da cultura e suas reais intenções.
Já em agosto de 1989 um cara chamado Milton Salles criou a MH2O "Movimento Hip Hop Organizado", ele Sales nesta época era produtor dos Racionais Mc's e foi até 1995, ao MH2O foi muito importante pois criava várias oficinas nas periferias, shows gratuitos nos guetos e divulgou muito o rap para o grande público.......
Hoje em dia, Milton Sales é responsável pela Companhia Paulista de Hip Hop, que continua tendo o mesmo intuito divulgar a cultura do hip hop.
O HIP-HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE.
Break era a dança do momento na época, que jamais deixou de ser um elemento importantíssimo e imprescindível para o crescimento do movimento no Brasil.
Sendo assim: 1984, foi o ano oficial da chegada da Dança de Rua no Brasil e o surgimento dos B.Boyings, Poppings e Lockings.
Em 1984, jovens dançarinos tentaram ficar em frente à antiga loja do Mappin na escada do teatro municipal, depois de uns meses foram para a 24 de maio com Dom José de Barros, lá foram perseguidos pelos lojistas e agredidos pela polícia.depois migraram para a estação São Bento no metrô que era ainda dividida com Punks e Skatistas, lá acharam a TERRA PROMETIDA aos breakers: um lugar coberto com o chão liso e aos poucos aqueles dançarinos foram tomando conta do local e o numero deles se multiplicando. Caras como NELSON TRIUNFO – monumento vivo do HIP HOP, os irmãos LUIZINHO e JOÃO, THAÍDE, MC JACK foram os primeiros donos do pedaço. Dali também saiu a velha guarda das turmas (crews) de break nacional, as mais famosas foram: BACK SPIN, JABAQUARA BREAKERS, STREET WARIORS, NAÇÃO ZULU, FURIOUS BREAK, DRAGON BREAK, etc. a maioria dos nomes de equipes são em inglês devidos ao fato deles estarem sempre se espelhando nos jovens de fora do país que davam subsidio a criatividade da dança. Mas um cara fica como ícone: NELSON TRIUNFO que é atualmente uma das lendas vivas da dança negra brasileira, vem de antes de toda a historia do Break, pois já dançava Funk anteriormente. Nelsão como é conhecido entre os íntimos, montou no meio da década de 70 junto com NINO BROWN, o FUNK & CIA..
Em todos os lugares via-se pessoas com roupas coloridas, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um enorme rádio gravador mostrando os primeiros passos, do que se tornaria mais tarde uma cultura bem mais complexa.
Todos aqueles que tinham certa afinidade pela dança foram influenciados pelas cenas do filme Flash Dance, os vídeos clips de Lionel Ritchie, Malcom McLarem e outros. Sendo que não podemos deixar de mencionar em hipótese alguma que o Rei do Pop Michael Jackson, lançou para o mundo o famoso Back-slide, inventado pelo Grupo Electric Boogaloo, que muitos Poppers viram e utilizaram muito no Brasil.
O hip-hop na década de 80, contou também com as equipes de Som, estilo black music, como: Chic Show, Black Mad, Kaskata´s e Zimbabwe e algumas revistas.
Os primeiros talentos tupiniquins, Nelsão Black Soul ou Nelsão Triunfo dançando break, conhecido também como “homem árvore” e sua turma o “Funk Cia.”, que inclusive fizeram à abertura da novela Partido Alto, na Rede Globo, sem esquecer que o Funk Cia. já vinham de muito tempo atrás; desde a época do Black Power dançando Funk no bailes de São Paulo.
Thaíde e o Humberto, ou melhor, o DJ Hum, MC Jack que também é DJ, Pepeu, Racionais Mc's, General G.,Considerado o melhor vocal e a melhor levada de Rap, ele simplesmente desapareceu do mapa. MC Mattar, nome artístico (pseudônimo) utilizado por Marcelo Cirino, Mister Theo, Ndee NaldinhoGeração RapSampa Crew, Dynamic Duo,
Quem não se lembra da música: “Mas que linda estás”??? Do Grupo Black Junior’s, Os irmãos Metralhas, também apareciam no cenário.
Esses nomes mencionados acima, embora alguns desconheçam e ignoram o fato, foram os primeiros Rappers a gravar disco de vinil
Grandes nomes como Fábio Macari, DJ CucaDJ Raffa, a dupla “Dinamic Duo”, Mauricio Black Mad, Luizão da Chic Show, Getúlio Rocha, Giba da M.A., Donizette Sampaio, Willian Santiago, Carlinhos e Vagnão da Kaskatas, Natanael Valêncio, juntamente com as gravadoras independente como TNT Record´s, Zimbabwe, M.A Record´s, Rhythm and Blues, RM Produções, Kaskatas Record´s, Five Star,  foram  responsaveis a colocar o rap no cenário nacional  e contribuindo para o crescimento do Hip Hop no Brasil.
Na época existia um concurso nacional de Break, o inesquecível Programa de auditório Barros de Alencar, que apresentou os grandes Poppers como Os Cobras e as Buffalo Girls e a grande final entre Os Dragon’s Breaker’s versus Gang de Rua (de Santos).
O Gang de Rua, foi fundado por Marcelo Cirino, e contava com mais três integrantes: Tijolo, Jorge Paixão e Daniel Paixão (hoje o rapper da gravadora Trama: Criminal D.).
Depois da febre de 85, surgiram nomes como: Back Spin, Guetto Freak, Jabaquaras Breakers, Red Crazy Crew, Street Warrior’s e Nação Zulu, que mantiveram vivo a arte do B.Boy.
Toda essa galera dançavam na Rua 24 de Maio, mas foram perseguidos por lojistas e policiais; depois foram para a São Bento e lá se fixaram. Houve um período de divisão entre os breakers e os rappers, os primeiros continuaram na São Bento, os outros foram para a Praça Roosevelt.



Fonte: http://www.hip-hopbrasil.com/hiphop-brasil.php

Nenhum comentário: