https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Usina Hidrelétrica de Itatinga (1910)



Usina Hidrelétrica de Itatinga/SP (inaugurada em 1910)



No dia 25 de agosto de 2012 uma turma de universitários e simpatizantes de passeios históricos ecoturisticos, tiveram a oportunidade através da  Entidade Ecológica de Esportes Radicais,  a Ong ASSERECO de conhecer um magnífico feito da engenharia do início do Século XX, a Usina Hidrelétrica de Itatinga, no estado de São Paulo. Inaugurada em 10 de outubro de 1910, a usina foi construída para gerar energia ao Porto de Santos, que necessitava de eletricidade para contar com guindastes cada vez maiores para dar conta do imenso movimento de seu já saturado cais. A Companhia Docas de Santos iniciou a construção em 1906, numa fazenda aos pés da Serra do Mar em Bertioga. As obras se estenderiam até Mogi das Cruzes, no alto da serra, onde seria captada a água para gerar as turbinas.

Para auxiliar na construção foi construída uma ferrovia de cerca de 17 quilômetros de extensão, que inicia-se no alto da serra e termina no litoral, acompanhando toda a extensão do complexo. Também foi construída uma calçada pedras na encosta da Serra do Mar, para que os funcionários alcançassem o topo do serra. Assim como a calçada e a ferrovia, existe até hoje a Vila de Itatinga, no pé da serra, que serve de moradia para alguns funcionários da usina.

A Usina Hidrelétrica de Itatinga é administrada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), gerando 15.000 kW de energia, estando interligada ao sistema, gerando eletricidade para o Porto de Santos e para o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, distantes 30 quilômetros da usina.

Mapa da usina: todo o complexo fica localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Inicia-se na barragem do Rio Itatinga, na divisa entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga e termina na casa de máquinas, localizada na Vila de Itatinga, em Bertioga.

 Apoio Universidade Metodista de São Paulo, Silk Mania Uniformes, Tecnopano, Supermercado Ondas,Agua Jau Faculdade do Litoral Paulista e Betinho da Educação.


Ainda neste ano, teremos no dia 21 de setembro como de tradição, desde sua criação, o projeto Paz e Refloretamento; dia 21 de outubro, projeto de limpeza do mangue, dia 04 de novembro, projeto de Ecoturismo da entidade, a visita da cachoeira do Guariúma em Praia Grande, dia 18 de novembro também faremos novamente a limpeza do Parque Japuí e dia 02 de dezembro finalizamos com a inédita multirão de limpeza de Praia na Praia Grande; Maiores informações no facebook da Ong.

Nenhum comentário: