https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

sábado, 18 de setembro de 2010

Comemoração e Conscientização do 2º Paz e Reflorestamento - Dia 21 de Setembro

Para celebrar o dia  21 de Setembro - Dia da Árvore e Dia Internacional da Paz, em que a ONG ASSERECO (Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo da Praia Grande) apresenta pela quarta vez, sua proposta de atividades com a finalidade de disseminar os conceitos de sustentabilidade ambiental e paz, formalizando o projeto Paz e Reflorestamento que aconteceu no ano anterior na Fabrica do Esporte. 
Duas ações acontecerão em períodos diferentes. Uma delas no período matutino em uma escola de Praia Grande e a outra no período noturno na Faculdade Alfa, no endereço da Rua Bartolomeu Dias, nº 205, esquina Praça Japão, Aviação em Praia Grande, onde teremos palestras com os presentes na mesa e plantio de árvore nativa a partir das 19:00h. Estarão presentes na mesa o diretor do Núcleo Itutinga Pilões do Parque da Serra do Mar, Profº Lafaiete Alarcon da Silva; Profª e Vice-presidente da ABrasOFFA, Helena Lourenço e o Biólogo Herbert Santo de Lima, Analista de Sustentabilidade da Unimonte e Coordenador do Projeto Remangue da Faculdade UniSanta; e o Diretor Presidente da ASSERECO, Profº Ms. Claudio Luis R Ramos .


Dia Internacional da Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pelabandeira branca.
Tipos de paz: Paz Eterna paz - conceito elaborado pelo filósofo Immanuel Kant, inspirado nos ideais da Revolução Francesa. Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república" única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos. Como o próprio filósofo esclarece, o termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada como legenda na ilustração de um túmulo.
Paz pela Lei - lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
Paz pela força - obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status quo é desestimulada. Em inglês original, peace through strength.
Paz de terror - ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos poderosos (bombas atômicas, por exemplo). A posse de tais arsenais desestimula as agressões mútuas. Conceito sugerido pelo estudiosoRaymond Aron em seu livro "Peace and War Among Nations".


Dia da Arvore é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte. Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de seis metros na maturidade. As árvores têm ramos secundários, o que as distingue das palmeiras, portanto apenas as gimnospermas e angiospermasdicotiledôneas lenhosas são chamadas árvores. As palmeiras são angiospermasmonocotiledôneas.
Entre outros atributos, as árvores se caracterizam por ter raiz pivotante, caulelenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo.
Comparadas com outras formas vegetais, árvores e palmeiras vivem longo tempo. Algumas, como sequóias e jequitibás, vivem milhares de anos. Uma sequóia pode chegar a cem metros de altura.
Muitas ordens e famílias botânicas têm árvores entre seus representantes, portanto as árvores têm grande variedade de formas de copa, folha, flor, fruto, estruturas reprodutivas, tipo de madeira, que são inclusive usados na identificação da espécie.
As árvores primitivas foram samambaias e cavalinhas arbóreas do Carbonífero. As samambaias arbóreas ainda existem, como o xaxim. NoTriássico apareceram coníferas, ginkgos, cicas e outras gimnospermas, e no Cretáceo apareceram as angiospermas (plantas com flores).
Um pequeno grupo de árvores crescendo juntas forma um bosque, e um ecossistema complexo formado por várias espécies de árvores e outros vegetais é uma floresta. Muitosbiótopos são caracterizados pelas árvores que os formam, como é o caso da mata de pinhais do sul do Brasil, e da floresta tropical pluvial. Já o cerrado e as savanas do mundo todo são campos salpicados aqui e ali por árvores xerófitas.
Morfologia: A árvore é formada por raiz, caule, e folhas e podem ter ou não flores e frutos. O caule tem, além dos tecidos de suporte, o xilema e floema, para transportar substâncias, ou seja as árvores são vasculares.O xilema transporta seiva bruta que é composta por água e sais minerais retirados do solo e vai da raiz até as folhas.Já o Floema transporta a seiva elaborada composta por água, sais minerais e glicose.
Em Portugal, certas árvores são classificadas de interesse público. Os critérios são, as árvores centenárias, todas as "que pela sua forma ou estrutura criem admiração a quem as contempla" e "todas aquelas árvores em que se faça prova documental que estão associadas a factos históricos relevantes".
Os critérios de classificação aplicados actualmente foram definidos em 1938 (Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de Fevereiro) e privilegiam o porte - dimensões do tronco, da copa e da altura da árvore -, a idade e a raridade dos exemplares.
Em Portugal estão classificadas 377 árvores isoladas e 68 arvoredos. Estão por todo o país. No centro das cidades, das aldeias, em jardins públicos ou em terrenos particulares.



Com o objetivo de promover e divulgar um projeto maior de Cidadania no desenvolvimento da responsabilidade sustentável local. “Convidamos empresários, profissionais do setor e sociedade civil de toda a região, por entender que esse é um tema que pode contribuir muito para a estruturação Ecoturística da Baixada”, ressalta o Thiago Bastos Chalaupka,  um dos organizadores do evento e Secretário Geral da ASSERECO. “Nossa região tem um enorme potencial nessa área, que é muito pouco explorada”. 


Participe!

Nenhum comentário: