https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Poder Público em ação!!


O ano de 2009 foi bem movimentado para a Coordenadoria de Ação e Cidadania. Eleições de sociedade de melhoramentos de bairro, a terceira edição da Rainha e Princesa das Associações de Bairro do Município, Conferência das Cidades foram alguns dos itens que estiveram na agenda do setor, responsável por fazer a aproximação das entidades com a Administração Municipal. Responsável pelo setor, Sonia Regina Carvalho da Cunha falou sobre as ações realizadas, além de detalhar novos projetos que atenderão toda a comunidade no ano de 2010. Confira a entrevista:
PG Noticias – Na parte de Cidadania, principalmente quando o assunto é no relacionamento com as entidades do terceiro setor, como você avalia o ano de 2009?
Sonia Regina – O ano de 2009, para a Coordenadoria de Ação e Cidadania, foi bem proveitoso. Isso por que conseguimos reativar algumas associações de bairro que estavam fechadas por causa de documentação. Teve entidade que fizemos a regularização de 12 anos de mandatos, para que assim registrássemos em cartório e elas pudessem ter as atividades retomadas.Além disso, tivemos também a ida do prefeito Roberto Francisco há alguns bairros. Este ano, por exemplo, ele visitou o centro comercial do Bairro Quietude, assim como ao loteamento Vila São Jorge, no Bairro Antártica. Isso permitiu que o prefeito visse os problemas que a comunidade enfrenta, como pó exemplo o funcionamento da unidade de saúde e escola daqueles locais, trazendo essas situações detectadas para que a Administração Municipal possa resolver.
PG Noticias – E 2009 foi bem movimentado para a Coordenadoria de Ação e Cidadania. Quais atividades foram desenvolvidas pelo setor?
Sonia Regina – Desde o começo do ano, quando a Cidadania ainda era coordenada pelo professor Beto (Elpídio Gualberto de Oliveira), foram feitas eleições em associações de bairro e a Administração Municipal entende que, para ser responsável pela comunidade, o presidente tem de ser atuante. E isso foi o que fizemos fomentando essa ideia de cidadania na população para comparecer e escolher a pessoa que ela acha mais adequada para representar o bairro onde mora.
PG Notícias – A Coordenadoria de Ação e Cidadania também organizou a terceira edição do Concurso de Rainha e Princesa das Associações de Bairro?
Sonia Regina – Nesse ano, pela primeira vez, o Concurso de Rainha e Princesa das Associações de Bairro foi todo organizado pela Cidadania, até então, a Faculdade Alpha era responsável pelo evento. Com isso, o concurso ganhou mais amplitude, pois conseguimos mais recursos com empresas privadas, auxiliando as associações com roupas para as modelos desfilarem, faixas, coroas, ou seja, uma série de coisas que deixaram o espetáculo ainda maior. Além disso, tivemos o apoio da imprensa local que divulgou a cada etapa as vencedoras dos bairros, dando um destaque para essas meninas, até porque isso às vezes abre algumas portas.
PG Notícias – Realizada a cada biênio, em 2009 teve a Conferência Municipal das Cidades que, em Praia Grande, ocorreu no dia 12 de dezembro. Agora as propostas definidas aqui serão levadas para o encontro estadual que será março de 2010. Para o Município qual a importância deste evento?
Sonia Regina – A realização da Conferência das Cidades não obrigatória, mesmo assim, o prefeito Roberto Francisco solicitou que fizéssemos à edição Municipal e o resultado final foi positivo. Isso porque, no dia, houve aquela troca de experiência entre as entidades presentes no encontro. Além disso, as discussões rumaram para esse lado e as propostas atenderam o anseio da população de Praia Grande, assim como, de outras cidades da região. Agora, em março, vamos para a Conferência Estadual apresentar nossas propostas e esperamos aprová-las.
PG Notícias – Aproveitando que 2010 será o ano da Promoção Social, o que a Cidadania tem de projetos? Quais serão as novidades voltadas à população?
Sonia Regina – Temos um relacionado a junção das organizações não governamentais (ONGs), com as entidades de bairro. Por que essas desenvolvem trabalhos específicos e que podem ser levados para as sociedades de melhoramentos. Com isso, além de promover a interação entre os grupos, oferecemos também geração de renda para as famílias atendidas pelas associações, já que muitas ONGs fazem cursos de artesanato, informática, inglês, entre outros. Queremos também criar um cronograma, onde o chefe do Gabinete, Sidiney Silva Pires, quinzenalmente, atenderá os representantes de bairro para saber quais são os problemas que cada comunidade enfrenta. Além disso, nossa intenção é realizar ações com grupos religiosos, aproximando-se mais dessas entidades, até por que eles têm esse contato direto com a população. Então a Coordenadoria de Ação e Cidadania fará o cadastro de toda entidade religiosa, independente do credo de cada uma.
Outro trabalho que iremos fazer novamente é o mutirão de serviços públicos que a Administração Municipal já realizou em outros anos, com o nome Praia Grande Legal. Isso se faz importante pelo crescimento populacional da Cidade nos últimos anos, com o nascimento de crianças e a vinda de pessoas de outros municípios de São Paulo e outros estados.
Vamos apoiar o projeto idealizado pela Secretaria de Saúde Pública, que visa a colocação de pessoas da terceira para trabalhar dentro das Unidades de Saúde da Família (Usafas), aos moldes da ação realizada pelo grupo conhecido como Voluntários do Bem, na Santa Casa de Santos. Essas pessoas terão o papel de auxiliar no atendimento dos doentes nestas unidades, assim como a avaliação do trabalho realizado nas usafas por médicos, enfermeiros e recepcionistas.
Além destes trabalhos citados acima, e outros do dia a dia, queremos em 2010 implantar na Cidade a Agenda 21. É algo que terá um vulto muito grande, pelo envolvimento das entidades relacionadas ao meio ambiente, assim como a escola de educação ambiental (localizada no Espaço de Lazer Ézio Dall’Acqua – Portinho), a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, ou seja, queremos colocar em prática em nosso Município, pois entendemos ser importante para a população.
PG Noticias - Para finalizarmos, qual o recado que você deixa para a população de Praia Grande? Sonia Regina – Desejo a todos um ano de 2010 cheio de realizações, com bastante saúde, paz e harmonia. E gostaria de pedir para que cada vez mais a população participe das ações em seus bairros. Pois, infelizmente, muitos ainda são totalmente alheios ao que ocorre na sua comunidade. Se percebessem a importância desse envolvimento, com certeza passariam a entender melhor quais são as necessidades de todos e assim poderiam auxiliar na luta pela melhora na qualidade vida de seu Bairro.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande.

Nenhum comentário: