https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

sábado, 23 de janeiro de 2010

Voluntariado: Ativismo social de custo zero!!


Nos dias de hoje esperamos mais ainda da população em relação aos trabalhos ativistas de entidades ambientalistas e grupos que atuam na área social e educativa, que de certa forma, simples, continuam a sobreviver sobre um dos problemas que é falta do custeio de suas ações. Essas entidades cumprem um papel importante, considerado como "ações de bastidores", atuando sempre com o desejo de criar eventos, ações , palestras e oficinas que cujo tais eventos necessitam de uma série de iniciativas, como mobilizar escolas, alunos pais e comunidade para a eventual ação, se organizarem ao mesmo encontrando problemas de local fixo para tais eventos e se quer contam com ajuda de algum órgão público, que regulamenta leis e decretos inatingíveis ao ponte de existirem somente em "diários oficiais", ao mesmo nem sequer atuam, por falta de disposição de "membros voluntários" e de recursos, ou que imposivelmente alguma empresa venha a acreditar em seus objetivos.
O Voluntariado é considerado como a forma mais justa de iniciativa, que expressa o máximo de cidadania em propósito de algum ideal, relativo a educação, a assistência social e outros. O Voluntariado hoje é considerado algumas vezes um ativismo iludido' para aqueles que 'capitalizaram seus ideais' e é considerado como uma passagem para o 'céu' para aqueles que convivem com problemas sociais, da comunidade, que envolvem questões de saúde, trabalho, educação, enfim, são pessoas determinadas e em vezes em um número maior de pessoas que trabalham dividindo suas obrigações pelo seu ideal.
Emoção ou não, o voluntariado pode se dizer que é a forma mais justa de dizermos para a sociedade que os valores morais não são pagos e nem chegam a comprar alguem, mais são vividos, tempo a tempo, momento a momento, cabíveis ao coração humano. Ativista sim! Espero que essa palavra (ativismo) não saia dos corações fortes e esperaçosos de atuantes do voluntariado, seja qual for sua atuação.
O ativismo ambiental, movimento voluntário que de certa forma é considerado como uma iniciativa muito mais do que simples, generosa, e sim moral, aonde o indivíduo renasce e consigo mesmo, repleto de atribuições pessoais em busca de um resgate de sua identidade como ser humano. Existem estudos que comprovam que a relação do ser humano com a natureza ajuda a dispertar sua natural identificação com o ambiente e sua condição de vida, resgatando seus princípios e chega até alguns casos aprimorar sentidos, como olfato, tato, audição, entre outros. Algumas clínicas de tratamento psicológico e de dependência química utilizam tais formas e meios para ajudar a buscar a identidade do indivíduo, através de atividades como passeios ecológicos, plantios e aulas de educação ambiental.
Enfim, agora podemos dizer que tanto o 'voluntário', quanto seus ideais, podem se julgar mais ainda como contribuintes dos valores morais e sociais, buscando em cada dia, cada ação o contentamento que mesmo estando dificil, sem custo, sem espaço, sem estrutura, ele pode 'dormir tranquilo', tendo a consciência de que em algum lugar deste mundo, seu suor fez e faz sem custo algum, a satisfação de alguém...principalmente de sí próprio...de seu ideal...de sua emoção!
Rodrigo Brandão Azambuja
Jornalista/Empreendedor
Presidente da ong Grupo Ecovida
http://www.grupoecovida.org

Nenhum comentário: