https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

terça-feira, 4 de maio de 2010

VIRADA CULTURAL EM PRAIA GRANDE




Praia Grande recebe Virada Cultural em maio.
Izzy Gordon e Bruna Caram são destaques na programação principal.


Na Programação Paralela atividades sociais e ambientais



O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza pelo quarto ano consecutivo, nos dias 22 e 23 de maio, a Virada Cultural Paulista. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a Virada levará mais de 700 atrações gratuitas para 29 municípios do Estado, entre eles Praia Grande. “Chegamos à quarta edição da Virada Cultural Paulista com ampliação, não só no número de atrações e cidades, mas também no orçamento. Além de Piracicaba e São Carlos, que aderiram ao evento, a Virada de Santos se expandiu para mais oito cidades da Baixada. Artistas internacionais e nacionais, espetáculos de dança, circo, música erudita e mágica animarão os paulistas dos 29 municípios participantes”, afirma o Secretário de Estado da Cultura João Sayad. Das 18 horas do dia 22 de maio às 17 do dia seguinte, o Palácio das Artes abre as portas para as dez atrações gratuitas que compõem a programação da Virada Cultural Paulista 2010 para o Município. Grupos e artistas que representam a música e o teatro regional sobem ao palco do Teatro Serafim Gonzalez, além de artistas “visitantes”, com destaque para a cantora de jazz Izzy Gordon. Para o secretário de Cultura e Turismo do Município, Carlos Ananias Lobão, a inclusão de Praia Grande na Virada Cultural é mais um dos frutos que a Cidade vem colhendo desde a inauguração do Palácio das Artes: “Desde setembro de 2008, quando nosso complexo cultural foi inaugurado, a Cidade vem colhendo muitos frutos. Já despertamos a atenção de instituições renomadas como Pinacoteca do Estado e Instituto Tomie Ohtake, e nos posicionamos entre os 12 maiores espaços expositivos do Estado. A vinda da Virada Cultural à Praia Grande só vem premiar nossa população, que mostrou que em Praia Grande há sim público para um centro cultural desse porte”.Virada Cultural - A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010 a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas participe do evento em 29 cidades, que contarão, ao todo, com mais de 700 espetáculos.
____________________________________________________________________



Confira a programação principal:

____________________________________________________________________

Dia 22 de maio


18 horas - Zeila Trevisan (grafitti)

Artista plástica e urbana, seu trabalho possui forte influência da arterupestre e do universo infantil. Participou de diversas mostras na cidade de São Paulo e também realizou exposições na Bahia, Espírito Santo, Brasília, Paraná e Pernambuco. No exterior, seu trabalho esteve presente em Los Angeles (EUA), Londres (Inglaterra), Colônia (Alemanha) e diversas cidades da França.


18horas - Queen Sinfônico (Música)

Composto por dois grupos1)Banda Sinfônica de CubatãoSob regência do Maestro Marcos Sadao Shirakawa, com 80 músicos, que se dedicam à difusão do repertório original para sopros e percussão, percorrendo os mais diferentes estilos musicais. Possui como proposta de programação a diversificação de seu repertório, a cada ano apresenta espetáculos diferentes, promovendo a aproximação com artistas como a cantora lírica Liriel, Osvaldinho do Acordeon, Thobias da Vai-Vai, como outras expressões artísticas locais como Escolas de Samba de Cubatão (Nações Unidas e Nove de Abril). Entre suas grandes produções, destacam-se os espetáculos em parceria com a Companhia de Dança, como “Scheherazade”, “Musicais da Broadway”, “Tributo a Simonal e Taiguara”.Nessa linha seguem-se outras realizações como “O Grande Circo Místico”, “Cartoons” e “Queen Sinfônico”. Participou de importantes eventos como Festival de Inverno de Campos do Jordão, Encontro Sul-Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes de Bandas Sinfônicas e Coreto Paulista. Apresentou-se em espaços privilegiados como Teatro Sérgio Cardoso, Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Entre seus convidados, destacam-se os maestros Laszlo Marosi (Hungria) e o Jan Van Der Roost (Bélgica) que contribuíram para a valorização do potencial artístico do grupo.


2)Coral Municipal Zanzalá

O Coral Municipal Zanzalá de Cubatão iniciou suas atividades em setembro de 1993, contando então com 28 integrantes, com a intenção de divulgar a música coral no município e região. Sua primeira audição aconteceu na Semana da Música de Cubatão, em 22 de setembro de 1993. O nome “Zanzalá” foi extraído da obra de Afonso Schmidt, e quer dizer “Flor de Deus”. O repertório do Coral Zanzalá é variado, com ênfase na MPB, cantando músicas dos grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Noel Rosa, Ary Barroso, e outros. Conta com 70 integrantes e atualmente é regido por Maria Fernanda dos Santos Tavares.


20 horas - Dani Varini (Música)

Dani Varani é cantora e compositora há 17 anos, com 2 cds gravados um voz e violão e outro cheio, em breve lançará o terceiro totalmente inédito. O cd ainda contará com comentários de um crítico musical maravilhoso e consagrado: Nelson Motta. (Nelson Motta diz que Dani Varani veio para preencher o vazio que nossa querida Cássia Eller deixou, e será a melhor voz do pop rock nacional).


20h30 - Pelada na rua - Alexandre Roit (teatro)

A proposta do espetáculo é revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum, no maior jogador do mundo. Da platéia são convocados todos os personagens para que aconteça essa ‘Pelada na Rua’: o artilheiro, o goleiro, e até as traves. Números de técnicas de circo, como malabares e rola-rola colaboram para um ritmo divertido e incomum do espetáculo, onde o público tem participação irrevogável no resultado final.


21horas - Afrodizia

Um dos maiores representantes do reggae nacional no exterior, o Afrodizia em seus 11 anos de carreira tem conquistado o público e a crítica com um reggae diferenciado e originalmente brasileiro. Com duas turnês européias e cds lançados por todo o país, Europa e América Latina, o Afrodizia tem a benção e apadrinhamento de ninguém menos que The Original Wailers responsáveis pela produção de seu próximo cd.


22h30 - Cachorrada do blues (música)

A banda foi formada em 06 de junho de 1997, cercada pelo mar e a Mata Atlântica, sob influencias do Rock, Soul, Blues e Folk que cada integrante trouxe em sua bagagem, criou uma identidade fusion, despertando em seu público a essência de varias tendências musicais, resgatando obras de vários artistas que originaram a história da musica mundial e viveram um estilo de vida único, o Blues.


0 horas (meia noite)- Bruna Caram

Bruna Caram tem senso de humor, escreve muito e bem para caramba. É musical e dona de uma bela voz educada, respira nas regras da arte. Tem 22 anos e toda a graça e frescor de seus 22 anos, o que pode encantar o público masculino e já fez Hebe Camargo carimbar seu indefectível “gracinha!” Também já foi dito que Bruna canta sorrindo. Um sorriso franco de quem está inteira em cada verso, preocupada em interpretar tudo na exata. Um sorriso capaz de ser franco mesmo quando não é nada sorriso. Simpática é a vovozinha; a moça se impõe.


Dia 23 de maio


14 horas - Caiçaras do Acaraú e Grupo de Dança Vida Feliz de Cananéia

Organizado pelo casal de fandangueiros Elvaristo Paiva e Cleusa dos Reis e sob o comando do mestre rabequeiro Ângelo Ramos, os grupos Caiçaras do Acaraú e Vida Feliz mantém viva a cultura do povo caiçara na cidade de Cananéia (litoral Sul de São Paulo). Foi a primeira iniciativa dentro da cidade que conseguiu reunir os mestres tocadores e os mestres marcadores do fandango batido (sapateado). Os grupos também são responsáveis pela tradição da Reiada (folia de Reis), festa de cunho religioso que ocorre entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro.


15h30 - Maxixe Machine

Formado em 1.995, pelos músicos do Beijo AA Força, o MAXIXE MACHINE ganhou terreno e passou a tocar em cafés da cidade. Acentuando sua pegada meio punk e adquirindo experiência até mesmo em sambas antigos, de compositores consagrados como Noel, Assis Valente, Lamartine e Geraldo Pereira. No repertório do MAXIXE MACHINE, sambas antigos mesclados por sambas novos e composições próprias com a personalidade de quem veio do punk rock, contando com o apelo do som popular.


17 horas - Izzy Gordon

Izzy cresceu ouvindo jazz e bossa. De uma família musical, a cantora paulista, filha de Dave Gordon e sobrinha de Dolores Duran, conviveu ouvindo e vendo em sua casa, nomes como Jair Rodrigues, Tim Maia, César Camargo Mariano, Rita Lee, Wilson Simonal, Cassiano, Marisa Gata Manso e muitos outros, que de repente apareciam em sua casa com seu pai, para conversas e jam sessions no piano que ela estudava.
____________________________________________________________________



Na Programação paralela teremos músicos, fotógrafos, atores e atrizes de teatro, patinadores e dançarinos locais.

A ASSERECO participará na parte ambiental, no desenvolvimento de oficinas com pet, dinâmicas variadas, teremos coleta de óleo de cozinha usado (trazer na garrafa pet) e a coleta de pilhas e baterias usadas (trazer embrilhado em jornal ou papelão), encaminharemos para o local adequado de coleta, haverá profissionais da área para explicar sobre tipos de lixo variados jogados em locais inadequados, sobre reciclagem entre outros. Com isso é muito importante sua participação no evento, por que além de você se divertir, escutar boa música, ver boas peças de teatro se conscientizará e ainda ganhará um brinde.


Confira abaixo a programação paralela:

____________________________________________________________________

22/mai
14:00h
Lino Yapura Huaman - Instrumental Flauta
Hall de entrada

14:30h
"Aquarela" - Teatro infantil
Salão de Eventos

15:00h
"O Grimoire dos Vampiros" - Teatro infantil
Salão de Eventos

16:00h
"Seduc in Concert"
Salão de Eventos

17:00h
"Malana Tchais" - música (Pop Rock)
Salão de Eventos

22/mai
14 às 18
Ong Assereco - Meio ambiente
Salão de Eventos

14 às 18
Maratona de Fotografia - (fot:Silmara Pires)
Salão de Eventos

22 à 23
24:00h (meia noite)
City-tour noturno ("By Night")

01:30h (madrugada)
Cine Trash
Salão de Eventos

23/mai
13:00
"Chorando de novo" - música
Teatro Serafim Gonzalez
(instrumental - choro e samba)

15:00
"The Picaros" música Vanguarda
Salão de Eventos

16:30
Patinação Artística - Aynara Likiane Pezzud
Salão de Eventos

18:00
"Hip-hop in concert"
Teatro Serafim Gonzalez

21:00
"Pop Crazy" Dança
(20 m - 36 integ)
Teatro Serafim Gonzalez

23/mai
14 às 18
Ong Assereco - Meio ambiente
Salão de Eventos

14 às 18
Caricatura
Salão de Eventos



Maiores Informações:

13-34965713 (Palacio das Artes)

13-88080555 (ASSERECO) Thiago

____________________________________________________________________



Nenhum comentário: