https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

sábado, 24 de julho de 2010

I Mostra Surf Art e Meio Ambiente no Palácio das Artes


A I Mostra Surf Art Brazil abre suas portas ao público oficialmente nesta sexta-feira (23), às 18h. A vernissage deve contar com a presença de vips e artistas participantes da exposição. Com mesa de frutas, apresentação de dança havaiana e outras atividades, como distribuição de mudas de árvores, o evento promete iniciar a primeira mostra de Surf Arte e Meio Ambiente do Litoral Paulista com o pé direito. A vernissage á aberta ao público. A l Mostra Surf Art Brazil reúne obras de nomes internacionais da surf arte, além de oferecer uma extensa programação de oficinas, palestras e workshops. Toda programação é gratuita.
Dividida em 17 salas – uma para cada artista - a exposição trará réplicas e originais de artistas como João Vianey, o mundialmente respeitado Flávio Carporalli, Maritmo – considerado um dos precursores da surf arte no Brasil – além das revelações Fernanda Oconell e Tom Veiga, entre outros. O destaque fica por conta do californiano Drew Brophy, considerado um dos pioneiros em técnica de pintura em pranchas de surf. Conhecido como um artista multimídia, Drew estampa sua arte em murais, pranchas, skates, skins para laptops e ipods. Seus trabalhos ilustram grandes marcas de surf em shapes e pranchas.
Outra atração que deve atrair amantes da cultura surf de todos os pontos da Baixada é a Expo Prancha. Através de um meticuloso estudo e pesquisa em pranchas de surf, durante exatos 100 anos de história, o shaper Antonio Carlos Fonseca, conhecido como "Tão" usa as mesmas técnicas e materiais utilizados em cada época, para reproduzir fielmente
15 peças, que contam a história do surf através da evolução das pranchas, de 1910 a 2010. A iniciativa dele foi tão bem-sucedida que as "surfboards" estão em exposição itinerante pelo Brasil. Além das réplicas, o shaper vai mostrar o passo-a-passo da fabricação de uma prancha de surf durante todo o evento, mostrando o processo, desde o bloco bruto até a arte final das pranchas.
Oficinas gratuitas - Aos sábados, a mostra abre espaço para o projeto Amigos do Oceano, que promove pinturas de murais e painéis com crianças, tendo como instrutor os artistas Alexandre Huber, Erick Wilson e Serapião. O projeto percorre todo o Brasil provido por Erick Wilson. As oficinas são gratuitas e têm vagas limitadas. As incrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, através do telefone 3496-5707. Palestras são abertas ao público.

Confira:

I Mostra Surf Art Brazil
de 24 de julho a 14 de agosto
Salão de Eventos – Palácio das Artes
Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600
Visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 13 às 18 horas

Dia 31de julho:
13 horas - Oficinas de arte com Erick Wilson e Alexandre Huber Produção de um painel de 10 metros com o tema vida marinha.
Oficina de arte em resina com Serapião
16 horas - Palestra : “Curiosidades da Natureza” com Paulo Anselmo Matioli (Museu Jóias da Natureza).
Filme: Mokusuy

Dia 07 de agosto:
14 horas - Oficinas de arte em resina com Serapião
Pintura de mural ao vivo com o artista Erick Wilson
16 horas – Palestra: "Surf nas Ondas da Sustentabilidade” com João Malavolta (Ong Ecosurfi)
Filme: Botando o pé na estrada

Dia 14 de agosto:
13 horas - Oficinas de reciclagem com Milena, do Museu Jóias da Natureza.
15 horas – Palestra “Sea Shepherd e a defesa das baleias: uma ala de ação direta” com Carlos Alberto Ferreira (coordenador regional do Instituto Sea Shepherd – SP)
Filme: The Cove

Videos durante a semana:
Terças-feiras: Sharkwater
Quartas-feiras: Baleia Jubarte e Projeto Tamar
Quintas-feiras: Naufrágios do Nordeste e Coral Vivo
Sextas-feiras: Botando o pé na estrada

A galeria Alma do Mar, a primeira galeria de arte temática voltada a beach culture e apoiadora da I Mostra de Surf Art Brazil, gentilmente cedeu do seu acervo as obras do renomado artista Drew Brophy.  O galerista Tito Bertolucci adquiriu as obras diretamente das mãos do artista em sua ultima viagem à California e as negociações para a exposição no Brasil foi intermediada pelo portal cabecaFeita. As obras estão em exposição permantente na própria galeria à partir do dia 17 de agosto, além de outras obras de Drew como posters, adesivos e giclées.



Maiores informações: www.surfartbrazil.com

Nenhum comentário: