https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROJETO REPENSAR - SEGUNDA EDIÇÃO


Projeto Repensar, vem em sua segunda edição, e tem como propósito a consciência ambiental da sociedade local de Praia Grande e cidades vizinhas, chamando a atenção da iniciativa privada, para investimentos na área de educação ambiental e ecoturismo, desse modo, colocando a cidade no roteiro nacional de esportes de aventura e ecoturismo.
A princípio, o evento tem como objetivo direto o recolhimento de lixo reciclável de trilhas, explanações sobre os ecossistemas visitados e a importância do ecoturismo na região. Após o recolhimento feito pelos participantes do evento, o lixo será separado e destinado à coleta seletiva para reciclagem e a criação do PROJETO REPENSAR para a sustentabilidade.
O evento acontecerá no domingo do mês de Novembro, dia 21 – na Trilha Guariuma-Melvi (PESM) e dia 28 na trilha do Curtume e Praia do Itaquitanduva (PEXJ).
Praia do Itaquitanduva e Trilha do Curtume – Japuí - SV - A Praia do Itaquitanduva com seus belíssimos aspectos naturais e ótima qualidade de suas ondas, tem como seus principais visitantes os surfistas de toda a Baixada Santista e também por estar próxima ao bairro Japuí, em São Vicente, é utilizada freqüentemente pela comunidade local. Situada dentro de uma Unidade de Conservação, o seu acesso é restrito sendo realizado apenas por trilhas. Um problema agravante observado tanto na trilha quanto na praia são os resíduos sólidos. Alguns freqüentadores recolhem o lixo produzido durante a estadia na praia, outros, porém, sem a mesma preocupação ambiental, deixam-no na praia ou no caminho até chegar a mesma. Focando nesta problemática e a fim de despertar a consciência ambiental dos visitantes, julgamos que uma ação para a retirada de resíduos sólidos abandonados nestes locais é de extrema importância, haja vista a dificuldade de acesso, a coleta de lixo, reciclável ou não nessa região é impossibilitada.
Trilha do Guariuma-Melvi – Jd Melvi - PG - A PESM – Guariuma-Melvi, onde se encontra a Cachoeira do Guariuma alem de mais de 10 outras cachoeiras com suas belíssimas quedas d’águas e seus aspectos naturais e ótima qualidade de ecoturismo, tem como seus principais visitantes os moradores do bairro Jd Melvi, sendo a entrada proibida a visitantes, devido a obras que estão sendo executadas para a criação do PESM – Núcleo Itutinga Pilões e por ser área de captação de água da Sabesp. Situada dentro de uma Unidade de Conservação, Um problema agravante observado tanto na trilha quanto na área das cachoeiras são os resíduos sólidos. Alguns freqüentadores recolhem o lixo produzido durante sua ida a cachoeira, outros, porém, sem a mesma preocupação ambiental, deixam-no pelo caminho, prejudicando o ecossistema local. Focando nesta problemática e a fim de despertar a consciência ambiental dos visitantes, julgamos que uma ação para a retirada de resíduos sólidos abandonados nestes locais é de extrema importância, como também as explanações sobre a Serra do Mar, sua fauna e flora.

Parcerias: Prefeitura de Praia Grande, PESM, PEXJ, FALS – Faculdade do Litoral Sul.
Apoios: Franz Seguros, DF Consultoria em Turismo, Ibéricas Praia Hotel, Chaveiro Millenium, Academia Estilo do Corpo - Santos, Supermercado Ondas, Escola Técnica Fênix, Lojão HT, Sergio Arte, Padaria Alvorada, Desentupidora Ambiental e Bis Comunicação Visual.


TRILHA GUARIUMA-MELVI - PG

No dia 21 de Novembro de 2010, a ASSERECO com parceria da Prefeitura de Praia Grande e o PESM (Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Itutinga-Pilões), realizou junto com alunos universitários e membros voluntários da ASSERECO a segunda edição do PROJETO REPENSAR, que teve como atividade principal a consciência ambiental, a explanação sobre a Mata Atlântica, sua fauna e flora, a importância do ecoturismo na região. A ação foi além recolher o lixo espalhado pela trilha, que por sinal recolhemos muito pouco, não pela falta de pessoas ou pela falta de equipamento, mas sim pela consciência dos freqüentadores, organizadores e responsáveis pelo parque, foi também mostrar aos futuros turismólogos e simpatizantes desse novo  e magnífico local na cidade.
Muitos não sabem da existência maravilhosa de um complexo de cachoeiras na cidade de Praia Grande, uma área de preservação ambiental, onde se encontra o PESM que o responsável pelo local, ainda considerada uma área restrita, mas novidades estão para acontecer e a ASSERECO deixara vocês sempre informados, porque acreditamos fielmente nessa nova jornada do ecoturismo na região.

Participantes do Projeto Repensar - Segunda Edição - 1º passeio consciente - Guariuma-Melvi






















Foto: Thiago Bastos Chalaupka - Cachoeira Guariuma - PESM



TRILHA DO CURTUME E PRAIA DO ITAQUITANDUVA - SV 

No dia 28 de Novembro de 2010, na Trilha do Curtume e Praia do Itaquitanduva (PEXJ - Parque Estadual Xixová-Japuí) em São Vivente-SP, aconteceu o PROJETO REPENSAR em mais um local, com cerca de vinte pessoas entre universitários e simpatizantes do projeto, percorreram essa trilha em busca de paz, conscientização ecológica e para REPENSAR suas rotinas tão atribuladas em meio do caos urbano. A trilha com duração aproximadamente de cinquenta minutos e considerada de nível leve, com direito a parada para lanche, fotos, explanação sobre o ecossistema local, a importância do ecoturismo na região e uma energética ciranda, isto é, darem as mãos e ouvir, sentir e reconhecer, a vibração positiva da natureza. Depois de uma hora retirando resíduos da Praia do Itaquitanduva, percebemos porém que nosso esforço parecia insignificante, perante ainda tamanha a quantidade destes resíduos sólidos sob a praia e trilha. Retiramos onze sacos grandes, com muitas pets, e muitas vezes já aterradas pela areia, chinelos, tênis, metais, isopor, vidros, entre outros tipos, ficando para trás uma quantidade incontável desses resíduos, que infelizmente ainda  temos uma estrutura restrita neste segmento tão demandado cada vez mais pela saúde da Terra e da sobrevivência de seus conterrâneos. Os resíduos recolhidos foram encaminhados para a cooperativa de reciclagem da cidade, a Coopervida.

Participantes do Projeto Repensar - Segunda Edição - 2º Passeio Consciente


Foto: Thiago Bastos Chalaupka - Praia do Itaquitanduva - PEXJ



Maiores informações: 
Diretor Thiago B Chalaupka: thiago_assereco@hotmail.com



2 comentários:

Serquip disse...

Gente. Não encontramos uma forma de contato com o blog e a associação.
Assim acessem serquipminas SERQUIP MINAS
http://serquipminas.blogspot.com/2010/11/esporte-radical-tambem-gera-residuo.html

Herivelton Moreira: assessor 031 - 2551 7797 - BH

Anônimo disse...

Mais fotos orkut ASSERECO.
Abraços