https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_i8mGgGjNtJzEK1GNLUhCJ0fAyMHqYQYUFjh8V6hzxLy17L1i

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Juventude de Praia Grande participa da II Conferência Nacional
Grupo esteve em Brasília para oficina de educomunicação
Grupo esteve em Brasília
Já estão a caminho de casa os 43 estudantes de Praia Grande que foram a Brasília participar da II Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 9 a 12 de dezembro. Durante esses quatro dias, os estudantes – organizados pela União Municipal dos Estudantes de Praia Grande (UMESPG) participaram de uma oficina de educomunicação para cobertura de comunicação compartilhada do evento, uma parceria entre a Assessoria Técnica de Políticas de Juventude e o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Praia Grande. O resultado deste processo pode ser conferido nas mídias sociais através da palavra-chave #juventudepg e o apanhado dos melhores momentos no blogue juventudepg.blogspot.com nos próximos dias.

“Desde o inicio, sabíamos do trabalho que deveríamos desenvolver. Era um desafio muito grande, já que a juventude de nossa Cidade não era próxima ao poder público”, avalia o assessor de políticas públicas para a juventude, Edson Marcelo Costa. “Ficamos surpresos com o envolvimento dos jovens e seu interesse em participar dos processos políticos de Praia Grande. Após um trabalho extenso de conferências, que começou em agosto com nossa primeira Conferência Municipal, e se estendeu com nossa participação na Conferência Estadual, posso dizer que voltamos da II Conferência Nacional de Juventude coroados pelo sucesso e pelo reconhecimento regional e nacional de Praia Grande como uma das grandes forças jovens de nosso Estado. Durante a Conferência, despertamos a atenção de frentes políticas de alcance nacional pela nossa organização e pelo grande número de jovens da Cidade que vieram a Brasília. Sabemos que, daqui por diante, teremos muito mais força para trilhar o caminho que traçamos para 2012. Só tenho a agradecer ao empenho destes jovens”, finaliza.

Com a participação de cerca de três mil estudantes vindos de todo o País, a II Conferencia Nacional de Juventude discutiu propostas de políticas públicas direcionadas aos jovens, e transformou o Parque da Cidade em um verdadeiro caldeirão de culturas, correntes de pensamentos e frente políticas diferentes. Mais do que conhecer os processos participativos que nortearam a conferência, os estudantes tiveram a oportunidade de travar contato com outros grupos jovens, vindos de diversos locais, trazendo propostas e vivências diferentes.

“Estamos voltando muito felizes dessa viagem”, avalia a estudante do colégio Reynaldo Kuntz Busch, Thays Santana, 17 anos. “Do início do ano até agora, sinto que os jovens conquistaram um espaço que não tinham em nossa Cidade, e estar em contato com jovens de todo o País que passam por situações parecidas nos trouxe muita confiança. Sinto que conseguimos a voz que precisávamos ter para ajudar a melhorar cada vez mais nossa Cidade, e já sentimos que temos nosso espaço em Praia Grande. A viagem foi maravilhosa, sinto que eu adquiri mais responsabilidade, amadureci e aprendi muito. Vou saber dar o melhor de mim na Juventude”.

Na manhã do dia 11 de dezembro, os estudantes de Praia Grande tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista coletiva com o prefeito Roberto Francisco. Após um tour pelo Congresso Nacional na companhia de Roberto Francisco, os alunos questionaram o prefeito praiagrandense a respeito do Ano da Juventude em 2012 e das políticas que a Administração deve desenvolver direcionada aos estudantes.

“Posso dizer que cresci 70% do ponto de vista político durante essa viagem. Os outros 30% são por minha conta”, avalia o presidente da Comunidade Jovem Católica de Praia Grande, Paulo Jefferson, 24 anos. “A coletiva com o prefeito Roberto Francisco era o momento que eu mais esperava, e superou todas as expectativas. Ele demonstrou abertura às nossas sugestões e com muita disposição para governar junto conosco. Não adianta todo esse esforço e preparo para a responsabilidade de ajudar na administração da Cidade se não houver interesse do poder público. Estou muito animado”.

Juventude PG - Desde o início do ano, a administração de Praia Grande está convidando os jovens do Município a participarem do processo político da Cidade, com o intuito de, juntos, formularem os rumos do Município em 2012, que será o Ano da Juventude e contribuir em todos os espaços de intervenção da sociedade na formulação de políticas públicas. Esse processo começou efetivamente segundo semestre de 2011, quando foi realizada a I Conferência Municipal de Juventude e suas etapas preparatórias, que teve grande adesão por parte dos estudantes, e se consolidou em setembro, com Praia Grande sediando a Conferência Metropolitana de Juventude. Em 8 de dezembro, esses mesmos jovens seguiram para Brasília como observadores do desfecho desse processo do qual participaram desde o início. O próximo passo é a criação do Conselho Municipal de Juventude, que deve ser empossado em janeiro, com participação de representantes do poder público e sociedade civil.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande.

Nenhum comentário: